terça-feira, 24 de abril de 2007

O QUE É BLOG

Os blogs são um dos maiores e mais velozes fenômenos comunicacionais da área digital. Em menos de dois anos e meio - de outubro de 2004 a janeiro de 2007 - saltaram de 4 milhões de páginas ativas para 63 milhões. A aceleração da criação dos novos diários também foi grande: de 12 mil novas páginas por dia em outubro de 2004 a 63 milhões em janeiro deste ano.

Blog é a abreviação de weblog, palavra criada em 1999 para designar qualquer registro freqüente de informações na Web, apresentado em ordem cronológica decrescente - assim, no topo da lista aparece a mensagem (post) mais recente e abaixo dela vêm as anteriores.

Na época, a tradução do termo como "diário na internet" bastava para explicar sua natureza. De lá para cá, porém, eles deixaram de restringir-se a relatos de adolescentes sobre suas idas ao cinema, coletâneas de poesias e idéias de como dominar o mundo, para abrigar temas e gêneros discursivos variados.

Há blogs que são resultado da colaboração de um grupo de pessoas. Outros se voltam para o entretenimento. Vários internautas utilizam a ferramenta com objetivos profissionais. Jornais e colunistas famosos apostam neste formato, que tem constantemente dado furos na grande imprensa. Grandes corporações já aderiram à blogosfera, utilizando-a como ferramenta de relacionamento com clientes e funcionários.

A linguagem é coloquial, e os posts são breves. Há intertextualidade (ligações para outras páginas) e espaço para comentários dos leitores. Cabem, ainda, fotografias, vídeos e arquivos de áudio. Um dos principais desafios para atrair e manter visitantes é a atualização freqüente.

Por meio de softwares de edição on-line, é possível publicar conteúdo sem saber como são construídas as páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado - se ele existir, porém, o blog pode ser incrementado, ganhando design exclusivo.

Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12073

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